» » 4 dicas pra você ficar seguro na internet

4 dicas pra você ficar seguro na internet

Postado em 01 de Outubro de 2017 às 11:09:17

A internet facilita muito as nossas vidas, afinal de contas são milhões de conteúdos compartilhados e tudo parece estar a apenas um clique de distância — inclusive os cybers criminosos.

Por isso, a segurança na internet é tema recorrente entre especialistas e usuários que querem descobrir como manter seus dados e vidas longe de malwares e pessoas mal-intencionadas.

E você, quer descobrir como navegar na internet com segurança? Continue lendo o post e descubra algumas dicas que permitirão que você fique bem mais tranquilo enquanto trabalha ou navega pelos seus sites favoritos.


1. Tenha cuidado com links e notícias suspeitas


Todo mundo sabe que os links são, na maior parte das vezes, a porta de entrada para os ataques cibernéticos. Então, antes de sair clicando em qualquer link ou notícia é preciso ter um pouco de atenção.

Se certifique que o site da notícia é confiável e, caso você não o conheça, evite o clique. Por exemplo, se receber um e-mail de instituições bancárias ou de promoções que você não lembra de ter se inscrito, que contém link ou redirecionamento de página, não confie.

É comum que essas táticas sejam usadas para recolher dados pessoais, usados depois em golpes e invasões. Portanto, avalie antes para evitar esses tipos de situações indesejadas.


2. Instale softwares conhecidos


Outra dica que parece óbvia, mas que ainda causa muitos problemas de segurança é a instalação de programas desconhecidos. Isso acontece muito quando estamos em busca de respostas para um problema e quase sem nos darmos conta, colocamos em nossas máquinas itens maliciosos.

Em vista disso, o ideal é que você instale apenas aqueles que conhece. Se ainda assim achar necessário instalar um programa desconhecido, entre na página do software e leia as recomendações e avaliações de outros usuários.

Sempre que tiver esse tipo de dúvida, faça pesquisas no Google procurando saber mais sobre a ferramenta em questão e certamente você encontrará comentários de outras pessoas. Isso ajudará você a ter uma ideia se pode confiar (ou não) naquela instalação.


3. Não grave suas senhas e logins nos navegadores


Sabemos que é bem mais prático não ter que lembrar de todas as senhas, principalmente porque a exigência por senhas fortes e pela troca constante faz com que se tenha uma lista cada dia maior para recordar.

No entanto, ao salvar as senhas no navegador você facilita o roubo de informações. Alguns navegadores já se mostraram vulneráveis e revelam a senha dos usuários caso outra pessoa tenha acesso a sua máquina.

Logo, uma outra ideia pode ser anotá-las em um lugar seguro que só você tenha acesso, além de lembrar sempre de deixar seus e-mails e redes sociais deslogados.


4. Cuidado com redes públicas


Navegar na internet se tornou ainda mais fácil com o WiFi aberto, comum em bares e restaurantes. Além da comodidade, essa opção ainda permite que o nosso consumo de dados da operadora de celular seja reduzido. Maravilha, não é mesmo?

Mas o ideal é que nessas redes você tenha ainda mais cuidado ao abrir páginas de instituições bancárias ou dados confidenciais. Como são alvos fáceis de serem invadidos, elas costumam ser os locais preferidos dos criminosos virtuais, que esperam o primeiro deslize para atacar. Então, todo cuidado é pouco!

E aí, gostou das dicas de segurança na internet? Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook para continuar recebendo outras dicas e informações para se proteger dentro e fora da rede!